Marketing Odontológico [GUIA COMPLETO]
O Marketing Odontológico é um conjunto de ações realizadas para atingir determinados objetivos, como, por exemplo, atrair ou reter mais pacientes.
Antes, você sonhava em abrir a sua clínica odontológica na rua mais movimentada da cidade. Hoje, esse lugar mais movimentado é o Instagram.
Já os pacientes, que costumavam chegar por indicações, agora também podem ver um anúncio nas redes sociais, e a partir disso, procurar o dentista.
A internet viabilizou o Marketing para Dentistas, mas muitos ainda não desfrutam das inúmeras possibilidades que ele oferece.
Se você é dentista e esse é o seu caso, acompanhe este guia completo para entender o que é marketing em odontologia; como fazer e como ter bons resultados seguindo as regras do CRO.
Vamos lá? Continue lendo!
O que é Marketing Odontológico?
O principal objetivo do Marketing nesses casos é usar estratégias de comunicação e venda para convencer quem está procurando dentistas, de que a sua clínica é a melhor alternativa.
Demonstramos isso recorrendo a diferenciais em relação aos seus concorrentes que não ferem o código de ética: o seu atendimento, a imagem da sua clínica e até o mesmo o seu conhecimento, por meio do conteúdo.
Como fazer Marketing Odontológico?
Hoje, existem algumas alternativas na internet para quem deseja impulsionar os resultados de sua clínica.
Desde o Instagram até o próprio Blog, sendo assim, você pode desenvolver uma estratégia de Marketing mesclando esses canais, ou até mesmo optar por apenas um com o qual você tem mais afinidade.
Quais são os melhores canais?
Site
Um site bem estruturado e otimizado para aparecer nos resultados de buscas, como o Google, é um excelente meio de captar pacientes.
Isso porque, ao conheceras especializações a clínica oferece, ver um breve “currículo” do dentista e até mesmo visualizar o interior do local, a pessoa interessada vai sentir mais confiança e consequentemente, ficará mais motivada a iniciar um tratamento.
Blog
O blog funciona como parte de uma estratégia de conteúdo.
O lado bom dessa estratégia é que diferente do Instagram, você pode desenvolver conteúdos mais longos e completos para a sua audiência.
Como falamos antes, se você possui bastante conhecimento na sua área de atuação, criar um blog para compartilhar isso com os leads é interessante e também passará confiabilidade a quem acompanha seus conteúdos.
O Instagram é a melhor rede social para compartilhar o dia a dia da sua clínica, participações em cursos e treinamentos para a sua equipe e vídeos curtos para entreter a audiência.
Muitas clínicas também recorrem a trends e vídeos virais para ganhar mais visibilidade e seguidores.
De certa forma, isso funciona e chama-se gatilho prova social. Ao ver a movimentação no perfil, os seguidores identificam a clínica como confiável e têm grandes chances de se tornar pacientes.
O CFO permite divulgação de antes e depois no Instagram?
Sim, é permitido.
Desde a Resolução196 de 2019, O CFO passou a autorizar a divulgação de antes e depois, mas atenção: o procedimento deve ter sido feito pelo dentista e a imagem deve ter sido autorizada pelo paciente, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE.
Google Meu Negócio
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bright Local, 88% dos consumidores confiam em avaliações on-line tanto quanto confiam nas avaliações físicas.
Por isso, convidar seus pacientes atuais a deixarem uma avaliação sobre a sua clínica odontológica no Google, é uma estratégia que pode trazer resultados bem expressivos.
Quais são as regras do CRO para Marketing Odontológico?
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO) determinam algumas regrasque os dentistas devem seguir ao fazer propaganda odontológica.
Veja abaixo quais sãoelas:
Informações obrigatórias em anúncios:
● Nome completo do profissional ou da empresa;
● Número de inscrição no Conselho Regional deOdontologia (CRO);
● Título profissional, como"cirurgião-dentista";
● Para pessoas jurídicas, incluir o nome enúmero de inscrição do responsável técnico.
Informações opcionais permitidas:
● Especialidades reconhecidas pelo ConselhoFederal de Odontologia (CFO);
● Procedimentos e técnicas utilizadas, desde querelacionadas às especialidades registradas no CFO;
● Títulos acadêmicos e de magistériorelacionados à profissão;
● Dados de contato, como endereço, telefone,e-mail, horários de atendimento e convênios aceitos;
● Logotipo ou logomarca;
● A expressão "clínico geral" paraprofissionais que atuam em todas as áreas da Odontologia.
O que o CRO não permite postar?
● Divulgar informações falsas ou enganosas,incluindo preços, serviços gratuitos ou formas de pagamento que caracterizem acomercialização da Odontologia;
● Anunciar títulos, qualificações,especialidades não reconhecidas ou não registradas no CFO;
● Promover técnicas ou terapias não comprovadascientificamente;
● Criticar ou desmerecer técnicas utilizadas poroutros profissionais;
● Realizar consultas, diagnósticos ouprescrições de tratamento por meio de veículos de comunicação de massa;
● Divulgar informações que identifiquempacientes sem seu consentimento explícito;
● Oferecer serviços odontológicos como prêmio emconcursos ou sorteios;
● Participar de sistemas de compras coletivasoferecendo serviços odontológicos;
● Utilizar expressões como “popular” ou outrasque possam desvalorizar a profissão;
● Divulgar descontos ou promoções quecaracterizem concorrência desleal, como cartões de desconto ou programas deindicação.
● Usar caixas de som, panfletagem ou outrasformas de publicidade que possam ser consideradas invasivas ou desrespeitosas.
Como posso começar a divulgar meu consultório odontológico?
Agora que você já sabe oque é permitido no Marketing Odontológico e quais canais podem ser explorados,é hora de saber por onde começar a divulgar o seu consultório odontológico.
1. Conheça seu perfil de paciente ideal
Qual é a sua área deespecialização? Ou quais especializações a sua clínica atende?
Se for odontopediatria, por exemplo, suas estratégias de Marketing devem ser voltadas ao público infantil, com uma identidade visual mais colorida e atrativa e conteúdos orientando os pais sobre como cuidar da saúde bucal dos pequenos.
Já se o seu público-alvosão pacientes que precisam de próteses dentárias, normalmente o foco serãopessoas mais idosas. Nesse caso, é legal pensar em conteúdos para o seuInstagram ou outras redes sociais que sejam simples de entender e esclareçamdúvidas pontuais.
2. Seja visto e lembrado
Como já diz o ditado,“quem não é visto não é lembrado”, portanto, buscar ter constância na produção de conteúdo das redes sociais é importante para que o público conheça cadavez mais o seu trabalho e lembre de você quando precisar de um tratamento ouprocedimento estético.
3. Se você tem pressa, use tráfego pago
A criação de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, que não deve ser negligenciada, no entanto, se o seu objetivo é captar pacientes agora, o tráfego pago é a melhor opção.
Através desse recurso, é possível captar pacientes realmente interessados em menos tempo.
4. Mude a rota se necessário
Marketing envolve uma interação constante com pessoas, por isso, o resultados nem sempre são previsíveis.
Então, caso a estratégiautilizada não esteja trazendo os resultados esperados, é importante avaliar omotivo e a partir disso, pensar em outros caminhos.
Contar com umaEmpresa de Marketing Especialista em Odontologia fará toda a diferença nesse processo!