A captação de pacientes na Odontologia é indispensável para clínicas e consultórios odontológicos que desejam expandir seus negócios.
Com o mercado cada vez mais competitivo, você, dentista, já deve ter percebido que depender apenas de indicação ou promoções esporádicas já não é suficiente para manter a agenda cheia todos os meses.
Logo, é necessário pensar em estratégias de captação de pacientes funcionando em 2025.
Neste artigo, você descobrirá quais erros atrapalham na captação de novos pacientes; quais são as estratégias mais eficientes e como aplicar tudo, mesmo com pouco tempo disponível.
Vamos lá?
Veja também: Jornada do paciente: o que é e como organizar no CRM Odontológico
O que mudou na captação de pacientes na Odontologia
Antes da digitalização, era comum o paciente escolher ir ao dentista que um familiar indicou ou simplesmente o consultório odontológico mais próximo.
No entanto, isso mudou com a popularização das redes sociais e do Google Meu Negócio.
Nesse sentido, antes de decidir em qual dentista fazer uma avaliação, o paciente:
- Pesquisa sobre a clínica no Google;
- Visita às redes sociais da clínica;
- Compara com a estrutura, valores e atendimento on-line de outras clínicas;
- E, só então, tomam uma decisão.
Ou seja, o paciente percorre uma jornada antes mesmo de escolher uma clínica.
Por isso, quem se destaca é quem se posiciona no ambiente digital tão bem quanto no ambiente físico.
A captação de pacientes em 2025 exige presença nas redes sociais, investimento em anúncios on-line e uma preocupação maior com a divulgação da clínica.
Por que depender apenas de indicação não funciona mais
A indicação continua sendo essencial para o crescimento sustentável de qualquer negócio, afinal, o fato de haver indicações significa que os pacientes estão satisfeitos.
Contudo, a indicação, hoje em dia, só funciona bem se for um complemento de outras estratégias de marketing, e esses são alguns dos motivos:
1. É imprevisível
Você não sabe quando alguém vai indicar a sua clínica, ou mesmo se isso vai acontecer. Por isso, acaba sendo loucura ficar refém dela.
2. O crescimento fica limitado
Clínicas que dependem só de indicação costumam ficar estagnadas, sem margem para expansão.
3. A indicação também passa pelo digital
Mesmo quando um paciente indica sua clínica odontológica, a pessoa que recebe a indicação, ainda assim, vai pesquisar.
Um estudo revelou que 20,8 % dos pacientes com indicação ainda procuram avaliações on-line antes de agendar, e cerca de 47,5 % confiam tanto nas avaliações digitais quanto nas indicações pessoais.
Estratégias para captar pacientes na odontologia 2025
Tendo em vista que a indicação já não oferece estabilidade às clínicas odontológicas, quais alternativas existem para captar pacientes na odontologia?
Veja a seguir.
Tráfego pago no Google
Coloque sua clínica diante de quem já está buscando por um tratamento.
Através do Google Ads, você pode criar anúncios direcionados para pessoas da sua cidade com interesse em realizar tratamentos e procedimentos dentários.
Exemplo: “implante dentário em [sua cidade]”, “clareamento dental valor”.
Diferente do Instagram, que é um ambiente de distração, no Google, existe uma maior intenção de busca comercial, ou seja, quem pesquisa está pronto para fazer orçamentos e fechar negócios.
Vale a pena investir!
Tráfego pago no Instagram/Facebook
Já no Meta Ads, o caminho é um pouco diferente.
Quando você decide anunciar nas redes sociais, precisa entender que, normalmente, as pessoas navegando não têm a intenção de comprar, mas sim de buscar diversão, passar o tempo.
Em que isso muda?
É necessário ser mais estratégico, desde a comunicação até a segmentação desses anúncios; fazendo tudo da maneira certa, é possível, além de vender novos procedimentos para quem já está procurando, é possível gerar desejo para outros procedimentos, o que é extremamente vantajoso para o dentista.
Criação de conteúdo
Se ao visitar suas redes sociais, o paciente sentir mais confiança, as chances de escolher a sua clínica aumentam.
Por isso, é essencial ter conteúdos que apresentam sua equipe, demonstram os resultados dos tratamentos e demonstram também que há mais pacientes confiando no seu trabalho!
WhatsApp bem estruturado com scripts
Após o paciente entrar em contato via WhatsApp, é importante dar atenção a essa etapa, conduzindo a conversa com estratégia, humanização e padronização.
Leia também: Scripts para clínicas odontológicas e
Acompanhamento com CRM
O CRM Odontológico é essencial para manter controle sobre quem agendou, quem faltou e quem precisa de retorno e de onde vieram os leads.
Entenda melhor sobre essa ferramenta: O que é CRM para dentistas e quais são seus benefícios
Como captar pacientes mesmo com pouco tempo
Para captar novos pacientes todos os meses, você não precisa ser especialista em Marketing, mas precisa entender o mínimo para aplicar ou delegar para outro profissional - e entender se está funcionando, para não queimar seu dinheiro.
Procure ir por esse caminho mais simples:
- Escolha um canal principal
O ideal é que as estratégias que mencionamos aqui sejam combinadas, mas é necessário escolher um canal principal, então opte entre Instagram e Google, por exemplo, e direcione mais energia para a sua escolha.
- Tenha um plano semanal simples
O Marketing, para o profissional empreendedor, torna-se uma ‘segunda profissão’, portanto, é preciso incluir o tempo de produção de conteúdo como horas de trabalho, assim você se compromete a fazer o que precisa ser feito. Organize sua semana conforme a sua disponibilidade, e siga a rigor.
- Padronize o atendimento da sua equipe
Sua equipe de atendimento precisa de padronização! Já imaginou se a cada mensagem, eles precisarem pensar no que responder? Isso vai gerar demora na resposta, desorganização e perda de leads. Invista em treinamentos para deixar sua equipe afiada!
- Acompanhe e ajuste
Não espere um crescimento exponencial em apenas uma semana, mas sim os primeiros resultados, e a partir disso, acompanhe e ajuste para desenvolver cada vez melhor.
Conclusão
A captação de pacientes na odontologia não é mais uma tarefa que pode ser deixada para depois, é uma necessidade estratégica para clínicas que desejam crescer.
Mais do que estar presente nas redes ou aparecer no Google, é preciso comunicar confiança, gerar desejo e facilitar o caminho até o agendamento.
Se você aplicar até mesmo uma parte do que leu aqui, sua clínica já começa a trilhar um caminho mais seguro para atrair os pacientes certos todos os meses.
Desejamos sucesso!
Se este artigo ajudou você, compartilhe com seus colegas dentistas.
Até o próximo conteúdo.
Fale com a gente
Se você quer otimizar o atendimento da sua clínica, melhorar a captação de pacientes e aumentar seus fechamentos, a Prospecta Odonto pode te ajudar!
Estamos no mercado há mais de 10 anos e oferecemos soluções personalizadas para clínicas odontológicas, incluindo assessoria de prospecção, gestão de tráfego pago, auditoria de atendimento, consultoria de vendas, Prospecta CRM, entre outros serviços e cursos disponíveis em nosso site.
Nos acompanhe também no Instagram , YouTube e Facebook e tenha acesso a estratégias validadas através dos nossos conteúdos, para copiar e colar.