Por que seu consultório precisa estar no Facebook?
Ter uma fan page no Facebook é uma vantagem para profissionais de inúmeras áreas. Isso porque, além de cumprir o papel de publicidade do dentista, ajuda a separar a vida pessoal da profissional no Facebook. Você já deve ter se perguntado se deveria postar aquela fotografia de um churrasco sabendo que entre os seus amigos também estão alguns de seus clientes. Atrelar a página pessoal a sua vida profissional traz esse tipo de questionamento. Além de ser um tiro no escuro, porque o Facebook não permite trazer dados de quem visita sua página pessoal.
E quais as vantagens da fan page?
Entre os prós da fan page, estão uma série de quesitos que não podem ser observados na página pessoal. A começar pelas notificações. Na página pessoal, você recebe notificações de pessoas que lhe marcaram, curtiram ou comentaram em alguma postagem sua. Na fan page, essas notificações aparecem bem mais detalhadas. Ali são oferecidas estatísticas de todo o tipo de envolvimento com suas postagens. Para o Facebook, envolvimento significa o “número de pessoas envolvidas” em algo que você postou. Por exemplo, você colocou em sua página um texto a respeito de clareamento. O Facebook mostra quantas pessoas curtiram, quantos comentários foram feitos naquele post, quantos compartilhamentos e quantos cliques houve naquela publicação. E mais, a rede social também mostra qual post de determinado período de tempo teve maior “sucesso” ou maior envolvimento. A fan page ainda traz o número de alcance da sua página profissional por semana.
E o mais interessante é a forma como Facebook disponibiliza essas informações. Pode até parecer que se terá que gastar um longo tempo olhando para as estatísticas da fan page para compreendê-las. Nada disso. Além de trazer números, a fan page também traz gráficos que permitem uma leitura melhor de dados e fazer comparações imediatas entre publicações e desempenhos de uma semana para outra.
E o que fazer com esses dados? Essa é a principal vantagem da fan page. É possível saber que caminho trilhar, o que seus clientes mais gostam entre suas publicações, que tipo de informações estão buscando. E mais, é possível criar campanhas pagas a partir dos posts mais vistos (ou que você deseja que se torne mais visto) e conseguir um maior alcance para seus anúncios pagos com base nessas estatísticas.
Mas afinal, o que postar em minha página?
Para atrair clientes, claro, é preciso trazer informações realmente interessantes e que possam gerar a curiosidade de seu público. Dizer apenas “o que se faz” não impulsiona tanto sua página como levar curiosidades, por exemplo. É evidente que em uma publicação ou outra, você deve falar de seu consultório, mostrar seu diferencial como dentista. Mas, falar para as pessoas em formato de conteúdo é também uma maneira de “conversar” com elas e oferecer informações preciosas. Tudo aquilo que envolve a saúde bucal, por exemplo, é de interesse geral e pode-se criar posts relevantes sobre o assunto.
Não são apenastextos que atraem pessoas a uma fan page. Imagens, vídeos, tutoriais sobre oque e como fazer, artigos científicos de fácil acesso bem como indicaçõesde leitura também ajudam a tornar sua página atrativa.
Além disso, é preciso manter uma regularidade de suas postagens, afinal, de nada adianta postar hoje e deixar a página duas semanas parada. Lembre-se: a página é um canal de comunicação entre você e um possível cliente (e antigo cliente). Precisa torná-la ativa.
O que está esperando para criar a sua fan page?
Você gostou desse tema? Então, não deixe de assinar nosso newsletter para receber mais informações sobre marketing para dentistas e clínicas odontológicas.